Mais de 60.000 alunos capacitados

MG (31) 3495-4427, MG (31) 3450-3644, MG (31) 99201-0939, SP (11) 2368-9882, SP (11) 3522-8441,RJ (21) 4063-9441, PR (41) 4063-5441, RS (51) 4063-7441 , DF (61) 4063 6405

Já conhece o EPI utilizado no SBV?

JÁ CONHECE O EPI UTILIZADO NO SBV?

EPI utilizados no SBV

Equipamentos necessários para realizar um SBV

Anualmente, há uma estimativa de 200mil PCR’s no Brasil. Sendo 100 mil em ambiente extra-hospitalar e outras 100mil em ambiente hospitalar. Possuem mortalidade considerável.

 

Sem a atuação do SBV, as chances da vítima sobreviver decaem de 7 a 10% por minuto.

 

Você sabe quais são os EPI utilizado no SBV ?

 

O SBV implica em medidas iniciais e imediatas aplicadas à vítima, fora do ambiente hospitalar, para garantir a sobrevivência e evitar agravamento de lesões existentes. É o protocolo de atendimento no qual se define o reconhecimento e a realização das manobras necessárias até a chegada de uma unidade de suporta avançada.

 

A manobra de RCP deve ser ministrada imediatamente após identificada a PCR, pois o cérebro não tolera mais de 4 minutos de hipóxia e após 10 minutos sem RCP a morte cerebral é certeira . Nesse procedimento, alguns tipos de equipamentos são extremamente necessários para obter eficiência no processo.

O que é um EPI? quais são eles?

O que faz um equipamento ser considerado EPI? Será que todos os meios que utilizamos no trabalho para a proteção é considerado um Equipamento de Proteção Individual?

 

Para que um determinado produto possa ser considerado equipamento de proteção individual, é necessário que tenha a obtenção do Certificado de Aprovação. O CA é um certificado de garantia dado pelo Ministério do Trabalho e Emprego garantindo a qualidade do EPI em questão, comprovando que este equipamento foi devidamente testado e está apto para comércio e uso.

Máscara de bolso ou Pocket Mask:

A pocket mask é um EPI utilizado no SBV, devido às diversas doenças que são transmissíveis  pela saliva, um dispositivo de proteção foi projetado para evitar o contato da mucosa do socorrista com a mucosa da vítima. Um deles é a máscara com válvula anti- retorno. A forma correta de utilizar esse equipamento é colocar a máscara com uma válvula acoplada e bem vedada, e realizar a insuflação.

BVM – Bolsa válvula máscara

Outro EPI utilizado no SBV é a BVM, método que utiliza dispositivos de ventilação mecânica. Como o nome já diz o equipamento é composto por uma bolsa, uma válvula, uma máscara e também por reservatório e um tubo para ser conectado ao oxigênio.

DEA:

Mais um EPI utilizado no SBV é o DEA que consiste em um aparelho eletrônico portátil que faz o diagnostico automático de situações potencialmente letais, arritmia cardíaca de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular em um paciente. Além de diagnosticar, esse equipamento é capaz de tratar esse problema.

 

O equipamento é de extrema precisão em casos letais, podendo fazer a identificação rapidamente da situação.

 

O DEA aplica uma corrente elétrica que faz a arritmia, fazendo que o coração retomar o ciclo cardíaco normal. O equipamento faz a leitura dos sinais através de pás adesivas coladas no tórax.

 

VEJA NA PRÁTICA COMO USAR ESSE EPI UTILIZADO NO SBV

não faça pagamentos por PIX.