Mais de 60.000 alunos capacitados

MG (31) 3495-4427, MG (31) 3450-3644, MG (31) 99201-0939, SP (11) 2368-9882, SP (11) 3522-8441,RJ (21) 4063-9441, PR (41) 4063-5441, RS (51) 4063-7441 , DF (61) 4063 6405

Crise de ansiedade – Primeiros Socorros

por: MA Consultoria

crise de ansiedade

CRISE DE ANSIEDADE – PRIMEIROS SOCORROS

Você sabe como reagir diante de uma crise de ansiedade?

Ansiedade é um fator natural no corpo humano e é considerado até comum.  Porém, quando a pessoa está angustiada isso impede a realização de tarefas simples e assim perceberemos que a ansiedade pode atrapalhar a sua vida.

 

Aproximadamente 20 milhões de brasileiros tem problemas com ansiedade. Essas crises crescem cada vez mais no país. Esses transtornos abordados de forma geral são levados como um fator patológico que compromete a saúde física e emocional e por isso deve ser tratada. As pessoas se preocupam cada vez mais e com isso os medos passam a ser constantes e irreais, assim ultrapassando os perigos verdadeiros. Quando essas sensações dominam a mente humana, gatilhos específicos são ativados e podem vir levar a crise de ansiedade, ataque de ansiedade ou ataque de pânico. Portanto, essa crise é caracterizada por extrema sensação de insegurança, medo e descontrole.

 

 

Os principais sintomas são: Arritmia cardíaca, sensação de obstrução na garganta; sudorese; tremores; falta de ar; vertigem; náuseas; formigamentos; fortes dores no peito; sentimento de irrealidade; sensação de afogamento ou sufocamento; sentir-se fora de si; medo de perder o controle, enlouquecer e medo de morrer.

 

São sintomas parecidos com o de infarto, mas a diferença entre esses dois é que na crise de ansiedade ocorre após grande situação de estresse, a dor no peito se assimila com uma pontada, o formigamento pode ocorrer no braço, na mão ou até mesmo pelo corpo todo. Além disso, depois que os sintomas surgem, chega um momento em que o corpo não aguenta mais essa sensação e tende a relaxar, assim se extinguindo a crise momentaneamente.  Uma crise de ansiedade normalmente pode durar de 15 a 40 minutos. O infarto se caracteriza pela forte do no peito, como se o coração estivesse sendo apertado, essa dor e formigamento pode se espalhar para o lado esquerdo do corpo. A dor é forte e não passa sem tratamento adequado. O nível de dor tende aumentar e pode surgir sem causa aparente.

Qual é a melhor solução paliativa para ajudar em momento de crises de ansiedade?

Foque na respiração. A hiperventilação torna a sensação de desespero ainda maior. Procure respirar de forma devagar e tranquila. Desvie sua atenção do que está causando esse desespero e pense em momentos que se sentiu tranquilo e relaxado. Procure por sons e texturas que acalmem a sua mente. Ouça uma música relaxante, passe a mão em algum tipo de tecido que você goste, relaxe a musculatura, faça alongamentos em movimentos circulares para aliviar a tensão dos braços, ombros e pescoço.

 

É comum presumir que uma crise vai durar para sempre e que você parará no hospital por conta dos sintomas todas vezes em que ocorrer uma crise, mas tente se manter tranquilo, crises são passageiras.

 

Se essas dicas não forem realmente eficazes na primeira tentativa, insista e repita cada uma delas. Mas se mesmo assim a crise persistir deve-se encaminhar o paciente ao atendimento avançado mais próximo. 

 

No caso dessas crises serem recorrentes e repetitivas, procura ajuda médica especializada para este caso, pois quando não tratadas, podem gerar maiores problemas e impactar diretamente na qualidade de vida do indivíduo.

Conheça um pouco mais sobre essa crise

Temos em nosso curso nr10 online um modulo para primeiros socorros voltado para as atividades envolvendo atividades com eletricidade.

O Curso nr 10 online da MA Consultoria é o mais completo com as práticas exigidas no combate a incêndio e primeiros socorros.

não faça pagamentos por PIX.