Mais de 60.000 alunos capacitados

MG (31) 3495-4427, MG (31) 3450-3644, MG (31) 99201-0939, SP (11) 2368-9882, SP (11) 3522-8441,RJ (21) 4063-9441, PR (41) 4063-5441, RS (51) 4063-7441 , DF (61) 4063 6405

A importância da proteção das mãos.

A importância da proteção das mãos

Gostou do vídeo? Clique aqui e inscreva-se no Fechado com a Segurança, o melhor canal prevencionista do youtube!

Por quê devemos tomar cuidado com a proteção?

Dados recentes do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho – AEAT, 35% dos acidentes ocupacionais registrados são localizados nos membros superiores. Destes, 60% ocorrem nas mãos, dedos e punhos. A proteção das mãos é um assunto importante de ser abordado, então confira aqui os principais incidentes que podem levar a alguma fatalidade e como fazer a  prevenção!

 

 

De todas as manobras executadas que envolvam Segurança no Trabalho, a proteção das mãos, é uma das mais importantes, pois as nossas mãos são os membros que mais utilizamos no dia-a-dia, não só no trabalho, mas para qualquer atividade. Agora vamos entender quais são os tipos mais comuns de lesões!

 

 

Existem dois tipos de lesões, a lesão traumática e lesão por contato.

 

A lesão traumática se define por cortes, perfurações, fraturas, amputações, esmagamentos, entre outros. Já a lesão por contato se dá por queimaduras, choques, contatos com produtos corrosivos, e temperaturas extremas.

 

 

Existem três tipos de situações que podem se identificar riscos no cotidiano do trabalhador

 

  1. Limpeza, manutenção e reparos de equipamentos: para todas essas atividades, o trabalhador precisa estar muito atento e, se for o caso, certificar-se que o equipamento esteja desligado.
  2. Atividades que envolvam riscos associados ao calor: tubulações de vapor, máquinas de solda, motores. São locais onde há a produção muito alta de calor, gerando o risco de queimaduras.
  3. Uso de acessórios e/ou equipamentos inadequados: acessórios que usamos no dia a dia (pulseiras, brincos, etc.) e EPIs inadequados. (macacões largos, por exemplo) podem ser perigosos para o trabalho.

 

Determinados esses riscos, é papel da empresa: orientar, treinar e garantir a segurança dos seus funcionários. É de suma importância que a empresa ofereça capacitações constantes, garanta o uso correto dos EPI’s e exigir que os trabalhadores usem os mesmos.

 

 

 

Qual seriam os equipamentos de segurança necessários para as mãos?

Luva Anti-corte; Luva de Látex; Luva de Malha; Luva de PVC; Luva de Vaqueta e Raspa de Couro; Luva Descartável; Luva para Alta Performance; Luva para Isolação Elétrica; Luva para Temperatura.


Para cada risco que se instala no ambiente de trabalho, existe um determinado equipamento de proteção.

Engana-se quem pensa que o único EPI para as mãos são as luvas de proteção. Os cremes de proteção são igualmente importantes e também possuem variações especificas. Eles são uma espécie de “barreira protetora” contra os agentes químicos.

Hoje em dia existem vários tipos de creme para segurança no mercado. Todos eles se enquadram em três grupos distintos, são eles: para água-resistentes, para óleo-resistentes, para cremes especiais.

O tamanho da luva de proteção é importante?

É importante observar o tamanho correto na hora de adquirir o equipamento. A aquisição do equipamento de espessura inadequada gera problemas como:

 

  • Perda de tato e diminuição do desempenho
  • Risco de pensamento
  • Perda de conforto
  • Maior exposição ao risco

 

Use a luva de tamanho correto para sua mão, para medir use o guia padrão de tamanho. As medidas internacionais dimensionam o tamanho em polegadas e de acordo com diâmetro total da sua palma e dorso de mão agregadas.

 

  • Tamanho 06 – Semelhante ao PP
  • Tamanho 07 – Semelhante ao P
  • Tamanho 08 – Semelhante ao M
  • Tamanho 09 – Semelhante ao G
  • Tamanho 10 – Semelhante ao GG

 

A luva escolhida deverá ser justa, porém não muito apertada e nem folgada. Tomadas essas medidas o colaborador irá otimizar sua proteção e eficiência no trabalho.

não faça pagamentos por PIX.